Você que possui um veículo 4×4 sabe que, apesar de ter um excelente desempenho na estrada pavimentada, ele foi projetado para algo além disso, para suportar aventuras por diversos tipos de terrenos acidentados, lama, terra, areia, neve, etc.
Porém aventurar-se no meio do mato sem nenhuma experiência, sozinho apenas com seu 4×4 pode não ser uma boa ideia, por isso vou tentar aqui dar algumas dicas para você que quer iniciar no meio offoad não se meter em furada.
Primeiramente, não é recomendável de forma alguma não sair sozinho, pois você tem maior chances de se perder, e caso o veículo venha a quebrar, ou ficar preço em algum atoleiro, será muito mais difícil contornar a situação sozinho. Sem cotar que o condutor pode vir a ter um mal estar, ou mesmo se ferir, impedindo-o de dirigir o veículo.
Ao Sair para fazer trilha, vestir-se forma adequados, as roupas precisam ser resistentes sem que impeçam você de se mover com facilidade. Calçados Impermeáveis com solados anti-derrapantes. Uma Jaqueta com bolsos, para carregar alguns objetos como lanterna, canivete, etc., e uma agenda com números de emergência e levar sempre um boné ou chapéu, para proteger-se do sol.
Outros acessórios também são essenciais para a prática do Offroad, como Equipamentos de Segurança, Estoque preventivo de combustível, água, etc. e fora isso, é principalmente é necessário ter bom senso, paciência e é claro, habilidade. Para atravessar determinados trechos do terreno são necessárias técnicas, que você só vai adquirir com muita prática.
As expedições são uma excelente opção para você que está iniciando no meio Offroad, pois nelas você consegue ter contato com diversas pessoas já experientes, e participara de Trilhas para iniciantes, que acontecem com frequência. As expedições tem o objetivo de demonstrar técnicas de direção e orientações de Segurança. Sem contar dicas relacionadas à peças e acessórios, o que pode te impedir de levar “gato por lebre” na hora de trocar alguma peça ou acessório do seu 4×4.
Bom, por hoje é só. Lembre-se: segurança e bom senso sempre!